Minha História

11230649_654668098002006_3194473527861568739_n1

Márcia – “A simplicidade é o último grau da sofisticação.” Leonardo Da Vinci.

“Servir através do amor, em perfeita liberdade, do nosso próprio modo.” Dr. Edward Bach

 

 

Encontrei no Sistema Floral do Dr. Bach, o acolhimento e o Norte para onde apontaram meus anos de estudos e pesquisas na esfera das terapias: o equilíbrio por meio da conciliação com a diretriz interna, nossa bússola interna, com as essências florais, antes que a condição desequilibrada  se cristalize e surja no corpo físico – “trates o paciente e não a doença”. Esse desequilíbrio se revela por meio da  narrativa, estado de ânimo, jeito de ser ou de estar e pelo humor e estados emocionais diante dos desafios da vida, dos impactos sociais, acidentes,  contrariedades e, também, diante da fase de desenvolvimento da vida pessoal que a pessoa está atravessando (gestação, infância, adolescência, fase adulta, maturidade e ancianidade).

E segui os passos do mestre, com os Florais e a Homeopatia, sendo que na segunda eu escolhi trabalhar com os reinos vegetal e mineral.

Importante pontuar que as terapias não substituem a medicina convencional , são práticas integrativas de medicina complementar à saúde, as essências florais não tem contra-indicação e  podem ser usadas junto com outros medicamentos, contendo inclusive alternativa para os intolerantes ao álcool. Na homeopatia cada situação deve ser considerada em particular.

As essências florais agem inferindo a “informação correta”, resgatando a parte ferida para a luz, corrigindo o desequilíbrio do sistema e favorecem o autoconhecimento. O terapeuta floral não trabalha com medicamentos mediante diagnósticos da medicina convencional. Recomendamos frascos de Essências Florais para o equilíbrio interno.

A personalidade não age de acordo com Alma, mas persiste na ilusão de achar-se separada dela. Dr. Bach

 

Na homeopatia, a anamnese não deve ter menos que 60 itens, são considerados uma série de itens da matéria médica e os elementos de onde se extrai a tintura são triturados e sucucionados em CH ou DH.

A lei do medicamento único.(Similia similibus curantur) – A Homeopatia vê o indivíduo na sua  totalidade e com uma capacidade inata para o equilíbrio. A cura só ocorre se o medicamento for dado para o indivíduo na sua totalidade. Basta um só medicamento para trazer o indivíduo para o equilíbrio, o simillimum  –  Dr. Hahnemann.

Fora das consultas

ao longo da vida sempre tive grande vontade de desvendar o que está por trás das aparências das coisas. Tive a oportunidade de conviver em bairro da periferia numa época em que os quintais tinham frutas, plantas e remédios. Tanto por parte de pai, quanto da parte de mãe, observava seus gestos para cuidar de si e dos pets com as plantas medicinais e isso me marcou profundamente. Olhar as estrelas à noite sempre foi a minha terapia naqueles momentos de grande saudade interna da infância… aquela “saudade do que não sei”, que me trouxe ao aprendizado do que ela representa.

“Parece que o único caminho é o trabalho impessoal, feito, nem mesmo para a promoção espiritual, mas pelo desejo de servir. Esta é a chave mestra dos obstáculos que vocês tem que investigar.” Dr. Bach 

Para o jovem que morava na periferia de uma grande cidade, o apelo para prestar serviços em grandes corporações, mais próximo de onde a cultura e a informação eram mais reais, (naquela época, e já vai tempo) era um grande atrativo. E foi importante, para consolidar um insigt que tive aos 16 anos “não quero trabalhar com papéis, com coisas, quero trabalhar com gente”. Uau, que difícil aprendizado. Afirme sempre o que a sua alma pede, certamente a resposta certa virá, ao tempo certo. Uma coisa só poder vir após outra, numa sequência que  prepara para o que é real em nosso interior… e um dia tornou-se possível trabalhar com pessoas, apreciando a dignidade e a integridade humana como fatos, compreendendo suas dores e dúvidas enquanto iguais, vivenciando e amadurecendo em meu próprio processo. O ser humano é feito de luz e está aprendendo a se acender e ascender.

Compartilho em espaços virtuais conteúdos de consciência de alcance público, que podem ser encontrados em bibliotecas, internet e livrarias, uma vez que os conteúdos da doutrina secreta se revelam a cada buscador individualmente, na luz do ser interno.  Com absoluto respeito pelo estado de ser das pessoas e a crença de que todos tem em si o mestre interno, não pratico o convencimento e a persuasão.

O conhecimento interior lhe vem sem esforço, em momentos inesperados, de paz ou repouso,ou quando a mente está sendo empregada em outras coisas.” Dr. Bach

No passado  promovi sarais de poesia e encontros lunares de resgate de sabedorias ancestrais.

Aprecio as flores, a natureza, por todo ensinamento que compartilham conosco; busco e partilho a arte, a beleza e a harmonia, como forma de auxílio na controversa jornada da vida.

Terapeuta Floral – TF1712020 – anterior TH0382/2012 –

-Programa Internacional do Instituto Dr. Bach da Inglaterra – Healing Herbs Bach Flowers Remedies – Flor de Menta Florais

Terapeuta Holística –  TH0382/2012

  • Terapeuta Homeopata não Médico, pelo Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro (Sinten-RJ) – desde 2013.
  • Ciência da Homeopatia, pela Homeobras – Universidade Federal de Viçosa – MG
  • Ozonoterapia pelo Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro (Sinten-RJ);
  • Hidrozonioterapia, pelo Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro (Sinten-RJ);
  • Coneterapia, pelo Sindicato dos Terapeutas Naturistas do Rio de Janeiro (Sinten-RJ);
  • Sistema de Cura Multidimensional Arcturiano, pelo Portal Arco Íris – Núcleo de Integração e Cura Cósmica no Rio de Janeiro;
  • Sintonizei o ReiKi nos sistemas:

-Usui e Way Of The Heart, pelo Portal Arco Íris – Núcleo de Integração e Cura Cósmica no Rio de Janeiro;
-Usui e Karuna, pelo Centro Athena /RJ.

Trabalhei com a astrologia e o tarot:

hoje  posso aplicar a astrologia na anamnese, dependendo da afinidade do cliente;

e o tarot passou a ser uma ferramenta do autoconhecimento.

Atualmente estudo teatro,

antes disso, desenvolvi 30 anos de experiência em empresas de Fundo de Pensão e aperfeiçoamentos voltados para a Qualidade.

Márcia Cristina Nogueira (Márcia Cristtal)