PANCS 2

Nesse post eu trago outra experiência interessante com Pancs.

Como eu havia dito no post Pancs 1, para quem tem o histórico de família ambientada no cultivo de plantas alimentícias e medicinais, foi uma surpresa alegre ter contato com a cultura Pancs, que resgata e distribui informações importantes acerca das inúmeras possibilidades de alimentos nutritivos, à disposição de todos!

Lembrando: Pancs são plantas comestíveis não convencionais e tem por características bom paladar, nascimento espontâneo,  riqueza de nutrientes e fácil manutenção.

 

PALMA FORRAJEIRA

PANCS

Fiz essas fotos na trilha do Mucugesinho, Chapada Diamantina.

 

A Palma Forrajeira é um Cacto trazido do México para o Brasil, rico em água fibras e nutrientes é uma PANCS, por suas características.

Comemos refogadinha lá na Chapada Diamantida, embora possa ser ingerida crua, bastando descascar e fazer o suco.

A terceira hortaliça mais consumida no México é rica em vitaminas, nutrientes e aminoácidos e está ganhando espaço em diversas cozinhas.

Por sua natureza, é uma planta de fácil cultivo e muito bonita. No Brasil é encontrada em propriedades particulares, pois foi trazida destinada ao alimento do gado bovino, mas essa não é a origem do consumo dessa riqueza vegetal. Esse é o resultado da visão distorcida dos conceitos riqueza/pobreza.

 

FLOR-DE-MAIO

FLOR DE MAIO

FLOR-DE-MAIO É CACTO, MAS SERÁ QUE É PANCS?

Essa é uma proposta interessante, cultivo flores-de-maio pelo bem-estar que me proporcionam e por se adaptarem bem, sem sofrimento, em apartamentos.

Há anos eu decidi que só cultivaria plantas quando fosse possível a convivência pacífica e sem sofrimento. Eram seis gatos em um apartamento de 120 m2, e para gatos todo espaço é pequeno; é um ser explorador e firmador de território.

Atualmente somos uma família com dois gatos idosos e, com a idade, ele mudam de hábitos, ficam mais bonachões e sobem menos nas coisas… as plantas já podem sobreviver.

Mas Flor-de-maio é Pancs? É um cacto, isso eu sei.

Ainda não conheci nada documentado nem alguém próximo que tenha vivido experiência. Geralmente sou ousada com experimentos, mas no caso das flores-de-maio tenho sido muito sentimental e não estou disposta a esse experimento, sem uma necessidade real.

A próxima etapa é cultivar a Pitaia no apartamento. Aguarde.

Se você tiver vivido essa experiência com flor-de-maio, compartilha comigo que vai me ajudar!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: