Blog do aguaeflor.com

Terapias Naturais e Holismo

As 5 medicinas, ou modo de curar, segundo Paracelso.

capa paracelso

A seguir transcrições do livro A Chave da Alquimia, de Paracelso, traduzido por Antonio Carlos Braga – por onde o senso investigativo que complementa a natureza curadora do terapeuta pode, por bem, passar.

 

copy-copy-copy-folha

 

” 1. MEDICINA NATURAL: concebe e trata as enfermidades como ensina a vida, a natureza das plantas, e conforme o que convém a cada caso por seus símbolos ou concordâncias. Assim curará o frio pelo calor, a umidade de pal secação, a superabundância pelo jejum e o repouso e a inanição pelo aumento das comidas. A natureza dessas afecções ensina que as mesmas devem ser tratadas pela aplicação de ações contrárias. Avicena, Galeno e Rosis foram alguns defensores e comentaristas desta teoria.

copy-copy-copy-folha

2. MEDICINA ESPECÍFICA: os que defendem e pertencem a esse grupo tratam as doenças pela forma específica ou entidade específica (Ens specificum). O Imã, por exemplo, atrai o ferro não por meio de qualidade elementares, mas através de forças e afinidades específicas. Os médicos deste grupo curam as enfermidades pelas forças específicas dos medicamentos correspondentes. Também pertencem a esse grupo aqueles que fazem experiências, chamados por alguns empíricos, com justa razão. Finalmente, também entre os naturalistas, aqueles que fazem e receitam purgantes, já que estes impõem forças estranhas que derivam do específico, completamente fora do material, saindo de um grupo para entrar em outro.

copy-copy-copy-folha

3. MEDICINA CARACTEROLÓGICA OU CABALISTA: aqueles que a exercem curam as doenças pelo influxo de certos signos dotados de um estranho poder, capazes de fazer correr aqueles que se manda, e dar-lhes ou tirar-lhes determinados influxos ou malefícios. Isto também pode ser feito através da palavra, sendo em conjunto um método eminentemente subjetivo. Os mestres e autores mais destacados desse grupo foram Alberto, O Grande, os astrólogos, os filósofos e todos aqueles dotados do poder da feitiçaria.

copy-copy-copy-folha

4. MEDICINA DOS ESPÍRITOS7 : seus médios cuidam e curam as enfermidades mediante filtros e infusões que coagulam os espírito de determinadas ervas e raízes, cuja própria substância foi anteriormente responsável pela doença (similia similibus curantur). Acontece a mesma coisa um juiz, tendo condenado um réu, se transforma posteriormente na sua única salvação, já que só através de seu poder e de suas palavras poderá obter novamente a liberdade. Os enfermos que padecem dessas doenças podem se curar graças aos espíritos dessas ervas, conforme está escrito nos livros desta seita e da qual fizeram parte grande quantidade de médicos famosos como Hipócrates e todos de sua escola.

copy-copy-copy-folha

5. MEDICINA DA FÉ: aqui a fé é usada como arma de luta e de vitória contra as doenças. Fé do doente em si mesmo, no médico, na disposição favorável dos deuses e na piedade de Jesus Cristo. Acreditar na verdade é causa suficiente para muitas curas. neste assunto temos a vida de Cristo e de seus discípulos como melhor exemplo.8

copy-copy-copy-folha

7 Espírito não na acepção literária ou filosófica moderna, mas como essência de toda a vida ou impulso animado ou inanimado (spiritu) por isso não podemos chamar os médicos desta escola espiritual de espiritistas, nem de médicos do espírito, mas “pelo “espírito.

8 As cinco divisões de Paracelso tem sua projeção exata na atualidade, feitas as naturais descultas pelo enfoque e a distância: assim os naturalistas não passam de velhos médicos rurais sem livros, instrumentos, e tão cheios de prudência e indiferença, como de confiança na natureza e nos remédios elementares caseiros. Os especifistas são os farmacoterapeutas alopatas dos nossos dias. Nos caracterólogos da magia negra encontramos os neurologistas, psiquiatras e psicanalistas. Os espiritualistas são os antepassados diretos dos especialistas em química biológica, dietólogos, vitaministas e, de certo modo também os homeopatas e alergistas. Enquanto aqueles que curam pela fé, vemos bem que sua atualidade continua e continuará eternamente em seus diferentes rasgos científicos cujas classes não vamos enumerar aqui porque o leitor sabe perfeitamente quem são.” 

copy-copy-copy-folha
Gratidão,

Márcia Cristina.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/23/2014 por em Consciência Holística, Sem categoria.
%d blogueiros gostam disto: