O Tarot Egípcio e as 12 Casas Astrológicas

 

O Mundo - Marca o fim de uma Era.

O Mundo – Marca o fim de uma Era.

O Tarot é uma ferramenta de trabalho lúdica permeada por símbolos antigos, estabelecidos dentro de contextos – ou  cultural, ou filosófico, ou de idéias, por exemplo.

Através dele os temas inconscientes são trazidos à tona, tornando possível o redirecionamento pessoal e a clarificação de eventos conflitantes.

Auxiliam o desbloqueio de energias, expansão da consciência e cura, nos setores material, emocional, intelectual e espiritual, desperta a percepção.

O Tarot nos agracia a todos com o exercício de trazer a tona aspectos inconscientes antes que se materializem. Há registro do primeiro baralho em época de 1417. Mundo afora, ganhou diversos símbolos e imagens,  verdadeiras obras de arte, e também estruturação distinta, conforme o seu canalizador.

Aqui eu considero a estrutura do Tarot Egípcio de Clive Barret, com 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.

O complexo orgânico perfeito que representa o Tarot, consiste em dois sistemas orgânicos. Um sistema orgânico maior, mais abrangente,  o grupo dos Arcanos Maiores, com 22 duas cartas, e o sistema menor, com 56 cartas, chamado de Arcanos Menores. Ambos são importantes e se complementam… isso me lembra  muita relação de complementariedade, agora me veio em mente a relação do SNC e SNS (sistema nervoso central e sistema nervoso simpático).

No grupo Arcanos Maiores as cartas que representam:

  • 3 Arcanos: 3 elementos em nível superior Água, Fogo e Ar;
  • 7 Arcanos: Os sete Planetas;
  • 12 Arcanos: Os 12 Signos do Zodíaco.

    Exemplo

    Exemplo

Esses 22 Arcanos são análogos a diversos fatores construtores de complexos e ou organismos perfeitos – e os complexos perfeitos são representados pela circunferência, 360 graus.

São 22 os polígonos regulares inscritos numa circunferência. 360 graus tem 4 divisores, sendo que os divisores 1 e 2 devem ser excluídos por não construírem polígonos, por não criarem no plano tridimensional . E aqui estamos aqui margeando a Geometria Sagrada.

No Alfabeto Hebraico são 22 os blocos formadores do universo. Encontramos na Cabala 10 ( 3 + 7) Sefirah (esferas, circunferências, organismos, mundos, reinos, consciências) ligadas por 22 caminhos. E aqui estamos margeando a Kabhallah.

Em se tratando de circunferência, consideremos o raio: r=3,14 (também usado nas construção das pirâmides).

3,14 multiplicado por 7 (o número que representa o homem espiritualmente perfeito, 3+4), nos apresenta o total de 21,98. Os 22 Arcanos maiores do Tarot representam a Criação.

A humanidade foi criada para ser Receptor da Luz da Perfeição. Foi criada para receber as bençãos. É o que sempre fomos e o que sempre seremos e nossas almas corporificam o desejo de receber para compartilhar… ao passo em que nosso corpo (a personalidade) é o egoísmo do desejo de receber somente para sí.

O outro sistema orgânico componente do Tarot chama-se Arcanos Menores, possui 56 cartas divididas em quatro grupos de 14 cartas, ou quatro órgãos, cada órgão é uma subesfera, um ambiente, uma esfera estabelecida no plano material, o NAIPE. Relacionada com os 4 elementos na nossa dimensão, inclusive dispensando características de temperamento humano. Trata-se do Plano Estabelecido.

Aprender sobre o Plano estabelecido ajuda a ultrapassar os limites da ilusão da personalidade. Em geral, tendemos a achar que espiritualidade e matéria são coisas distintas, contudo, nossa função original é realizar na matéria as intenções do nosso Eu Superior, sermos conduzidos pela Águia de volta para casa.

Naipes

  • Paus (Fogo) – o ambiente humano e as pessoas desse ambiente, que se relacionam com o dever, com a coragem, com as aspirações – tipo humano racional e responsável;
  • Ouros (Terra) – o ambiente humano e as pessoas desse ambiente, que se relacionam com aquisições, realizações e bens – tipo humano prático e materialista;
  • Copas (Água) – o ambiente e as pessoas desse ambiente, que se relacionam com as emoções, com a trocas, com as paixões e com as artes – tipo humano que valoriza relacionamentos e artes.
  • Espadas (Ar) – o ambiente e as pessoas desse ambiente, que se relacionam com a adversidade, com a transformação e ações não planejadas – tipo humano dado à atitudes de observação e distanciamento.

Cada “órgão” ou naipe é composto de 14 cartas:

  • 4 cartas, Rei, Rainha, Príncipe e Princesa, pessoas com as características humanas correspondentes ao ambiente, o órgão;
  • 10 cartas numeradas, do 1 (ou Ás), até o 10.

Do um ao nove de cada Naipe temos o ciclo completo, o 10 é o recomeço, num plano superior. O Bhagavad Gita ensina que temos 3 planos a galgar e a maioria dos humanos não deseja sair do primeiro plano.

Há uma referência no Tarot Zen de Osho, página 15: nela diz que o número 56 e os Naipes se relacionam com os sete passos de ida e sete passos de volta que Buda realizou em cada uma das 4 direções cardeais, quando nasceu – e eu concordo com sentido esotérico dessa alegoria.

Na abordagem total os números são qualitativos e não quantitativos e representam cada possibilidade existente no ambiente.

Os ímpares são positivos, ativos, fecundos, reconhecidos assim: 1, 3, 5, 7, 9, 10 (pois 1+0=1), lidos geralmente como mensagens favoráveis;

Os números ímpares são passivos, não geradores, negativos, pois neles a unidade foi bipartida, são 2, 4, 6 e 8 e são lidos geralmente como mensagens desfavoráveis, onde há bloqueio de energia.

Em síntese, para cada Naipe, os números são assim lidos:

1 ou Ás, início de ação;

2, Passividade, dualidade, divisão, dificuldade;

3, Perfeição, complementação, fertilidade, conclusão;

4, matéria, inércia, inatividade, passividade;

5, novo impulso, prazer;

6, crise, obstáculo, perda, enfermidade;

7, triunfo, sucesso;

8, perda de um processo;

9, novo impulso em plano superior, distância, estrangeiro;

10, Plenitude, fim de um ciclo, realização, avaliação.

As Casas Astrológicas representam outra vez o circulo perfeito divido em 12 raios, estes que são os setores ou casas onde acontece a ilustração do todo que se forma, para que o consulente tome consciência das tendências que se desencadeiam em sua vida.

Em síntese, lê-se assim:

Casa 1 de Áries, EU

Casa 2 de Touro, MEU

Casa 3 de Gêmeos, DENTRO,

Casa 4 de Câncer, DE ONDE,

Casa 5 de Leão, PESSOAL,

Casa 6 de Virgem, TRABALHO,

Casa 7 de Libra, TU

Casa 8 de Escorpião, TEU,

Casa 9 de Sagitário, FORA,

casa 10 de Capricórnio, PARA ONDE,

Casa 11 de Aquário, COLETIVO,

Casa 12 de peixes, CARMA (o trabalho maior, DISSOLUÇÃO DO EU)

Temos muitos futuros possíveis. Chamamos o Leão, despertamos a coragem, fazemos a escolha e aprendemos com o resultado, para chegar a novos níveis de conhecimento, plenitude e mais próximo do amor.

Márcia cristina.

 

 

Anúncios
Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Athamis Bárbara

Líder de Cerimônia e Mulher Medicina (ritos de passagem: batizado, casamento, morte; menarca e coroação das sábias). Tenda de Suor, Busca da Visão, entre outros. Traz em si as tradições amazônicas e canadenses.

El Jardí de les Essències

Es un espacio real y virtual en el que aprender el lenguaje olvidado de la naturaleza y investigar sobre las esencias florales

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Caminho Nobre

Educar o Espírito - Fortalecer a Mente - Orientação para Facilitar a Vida

Blog do aguaeflor.com

Terapias Naturais e Holismo

Projeto Segundo Sol

Somos Todos UM

Sala 19

O blog de História de Fabiana Scoleso

Colhendo Lírio

Todos os caminhos levam ao mesmo destino.

Ginecosofía

Sabiduría Ancestral de las Mujeres

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

Caminhadas Ecológicas RJ

Dicas de caminhadas ecológicas e passeios no Rio de Janeiro

Museus do Brasil

Arte no seu roteiro de viagem

Pôr-do-Sol no Arpoador

Sunset - Rio de Janeiro - Turismo carioca

Um Pequeno Atelier

Água e Flor Galeria Virtual de Arte e Holismo

Fisioquantic São Paulo

Terapias Naturais e Holismo

sintenrj.com

Terapias Naturais e Holismo

Blog - Flor de Menta Florais

Terapias Naturais e Holismo

%d blogueiros gostam disto: